Use a localização a seu favor.

A aplicação do geomarketing é incrivelmente diversificada, dependendo do perfil da empresa e de como ela oferta e distribui seus produtos/serviços. Nossos serviços abrangem a análise de dados geoespaciais, pesquisas de mercado, segmentação de públicoalvo, estratégias para direcionamento de mídias, criação de mapas temáticos, monitoramento da concorrência e elaboração de relatórios personalizados. As aplicações mais comuns desse amplo espectro de serviços são:

Área de influência

Cada negócio possui uma área de influência, que representa a localização dos seus consumidores e, consequentemente, o grau de atração e influência que seu negócio exerce.

Essa área pode ser classificada em primária, secundária e até terciária. A área primária abrange geralmente de 60% a 70% de suas vendas. É fácil perceber sua importância, não é?

Defender essa área, desenvolver ações específicas para incentivar compras recorrentes e traçar o perfil desses consumidores será primordial para as suas estratégias. Este, aliás, pode ser o primeiro passo para um entendimento geoespacial para empresas que nunca utilizaram o geomarketing antes.

Conosco, você terá a oportunidade de explorar e compreender profundamente sua área de influência, capacitando você a realizar estratégias de negócios mais eficazes. Estamos prontos para guiá-lo nessa descoberta.

Concorrência

Acredita que um bom concorrente é um concorrente distante? Nem sempre essa premissa se aplica. Embora em muitos casos possa ser verdade, em outros a proximidade de negócios similares pode criar um polo de atração poderoso para os consumidores.

Considere uma loja de vestidos de noiva que, por si só, pode atrair pessoas de toda uma cidade. Por outro lado, a famosa Rua das Noivas, em São Paulo, tornou-se um ímã que atrai clientes de todo o Brasil.

Compreender a dinâmica única do seu setor e a interação com a concorrência pode revelar oportunidades surpreendentes e conduzir a resultados positivos. Estamos prontos para acompanhá-lo nessa exploração e ajudá-lo a navegar no universo competitivo de seu mercado.

Potencial de área

Está buscando ampliar suas vendas? Esse é um objetivo comum a todas as empresas. Mas a questão é: qual é o limite do possível?

Muitas vezes, as metas estabelecidas pelas empresas podem não corresponder ao potencial real da localidade. Algumas vezes, essas metas podem ser modestas demais em comparação com as oportunidades que a área oferece. Em outras, podem ser ambiciosas demais.

Com a gente, é possível calibrar as metas de cada unidade de forma individualizada, considerando o verdadeiro potencial da região. Não traçamos um número “mágico” para todas as unidades. Entender e respeitar a realidade de cada localidade é crucial para alinhar expectativas e permitir que o negócio se desenvolva de maneira sólida e consistente. Estamos prontos para guiá-lo nessa jornada de descoberta do potencial do seu negócio.

Inteligência comercial

O seu negócio é B2B?

Ótimo, o geomarketing pode ser um aliado poderoso na otimização dos seus esforços.

Vamos imaginar que você decida impulsionar seu setor de vendas no estado de Minas Gerais. A área é vasta, tornando a inteligência comercial e a otimização de recursos vitais.

Onde estão localizadas as maiores concentrações de clientes em Minas Gerais? Será necessário mais representação no norte ou sul do estado? Qual é a dimensão do território de cada um dos seus representantes comerciais?

Com o geomarketing, podemos ajudá-lo a desbravar esse terreno e criar uma estratégia bem orientada. Estamos prontos para guiá-lo por essa jornada de inteligência comercial.

Expansão

Pretende inaugurar uma nova filial? Seja uma loja, clínica, academia, cafeteria, salão de beleza, escola, e seu negócio se beneficia da presença constante de pessoas? Neste caso, você precisa saber onde seu público-alvo está localizado, qual é a situação da concorrência na área e se existem barreiras geográficas que podem dificultar o acesso ao seu futuro estabelecimento.

Com o geomarketing, nós iluminamos o caminho, oferecendo uma visão clara das regiões que são do seu interesse. Dessa forma, facilitamos suas decisões, que passam a ser ancoradas em dados concretos e confiáveis. Estamos ao seu lado nessa jornada de expansão.

Formatação de área para franquias

Este serviço é como uma extensão natural do tema anterior. Está considerando abrir uma franquia ou transformar a sua marca em uma rede de franquias? É fundamental entender quais elementos contribuem para o sucesso de um local e como esses fatores podem impactar positivamente o desempenho do seu negócio. Quantos consumidores potenciais estão na área? Qual é o nível de concorrência aceitável? Qual é o potencial de consumo ideal? Como a geografia local se encaixa na equação?

Grandes redes como Smartfit, McDonald’s, Cacau Show, Droga Raia e O Boticário só inauguram novas unidades após uma análise meticulosa de área sob a ótica do geomarketing. A razão de serem tão bem-sucedidas e amplas é porque as decisões de expansão são sempre baseadas em dados concretos e referenciados pela própria experiência de seus pontos de venda. Conosco, você terá a oportunidade de explorar esse mesmo caminho baseado em dados para a expansão da sua marca.

Distribuição espacial

A combinação da sua área de influência com a capacidade de atendimento do seu ponto de negócio pode ajudar a distribuir melhor e otimizar a sua rede de atuação.

Com essas informações em mãos, é possível traçar raios estratégicos para a abertura de novas unidades, mantendo uma distância segura para evitar a canibalização dos clientes entre as suas próprias lojas. Afinal, nessa jornada, você não quer se tornar o seu próprio maior concorrente.

Ao nosso lado, você pode explorar os segredos da distribuição espacial, maximizando o potencial de cada localização. Juntos, vamos garantir que cada passo seja um movimento seguro em direção ao seu sucesso.

Campanhas publicitárias

Como o famoso comunicador Chacrinha costumava dizer, “quem não se comunica, se trumbica”. Mas a comunicação eficaz vai além da simples divulgação. É crucial que sua mensagem alcance a pessoa certa no momento certo.

Mídias Out of Home (outdoor, mídia indoor, busdoor, mobiliário urbano, etc)e digitais (Google, Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.) são mais eficazes quando há uma inteligência geoespacial guiando o seu direcionamento. Juntos, vamos descobrir o caminho ideal para suas mensagens, garantindo que elas alcancem seu público-alvo, independentemente de onde eles estejam.

Na GeoInsight, acreditamos que cada jornada de comunicação deve ser uma aventura exploratória, onde cada campanha é uma oportunidade para se conectar mais profundamente com o seu público. Estamos aqui para guiá-lo nessa exploração, a cada passo do caminho.

Engenharia reversa

E se você está começando sua jornada no negócio e não tem experiência ou dados nesse segmento? Não se preocupe, temos um serviço para isso também – é a chamada engenharia reversa.

Com essa abordagem, podemos analisar o ambiente ao redor dos pontos comerciais que se alinham ao posicionamento que você pretende adotar. Como exploradores que trilham um caminho desconhecido, podemos desconstruir a estratégia dos seus concorrentes, ajudando a entender o pensamento e a estratégia deles.

Na GeoInsight, somos seus parceiros na descoberta dessas trilhas desconhecidas. Com nosso apoio, você terá um mapa confiável para sua jornada, mesmo se estiver navegando em território desconhecido. Juntos, podemos tornar o desconhecido em um plano de negócios concreto e vitorioso.

Como em uma jornada, cada local tem sua própria “vocação”, sua personalidade única que o torna adequado para determinados empreendimentos. Descobrir essa vocação e entender a essência geográfica de um lugar pode ser comparado a decifrar um mapa antigo – isso te permite tomar decisões mais conscientes, minimizando os riscos para o seu negócio e para o seu investimento.

A análise geoespacial pode revelar um mundo de oportunidades – de uma segmentação refinada a uma melhoria no ROI de marketing, da otimização na captação de leads à taxa de conversão de resultados, maior integração omnichannel, entre outros.

Como um bom companheiro de jornada, o geomarketing pode fazer muito mais pelo seu negócio. Quer descobrir como? Basta enviar um alô para nós na GeoInsight. Juntos, podemos decifrar o mapa que leva ao sucesso do seu negócio!

Segmentos que utilizam o geomarketing regularmente para tomadas de decisões:

Varejo

Imobiliário

Alimentos/Bebidas

Franquias

Saúde

Segurança

Ongs

Transporte e Logística

Bens de Consumo

Poder público

Administração pública

Educação

Telecomunicações

Agronegócios

Esporte

Negócios Online

Mídia

Serviços

Publicidade

Quer saber como o Geomarketing ajuda você a dar o próximo passo no seu negócio?

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