Detalhes que fazem a diferença: da visão macro à micro

Hoje, falaremos da importância de se analisar dados, não apenas em uma escala ampla, mas também no detalhe de um quarteirão.

Sabe o ditado “O diabo está nos detalhes”? Pois é, com o sucesso também é assim.

Você vai abrir uma pizzaria em um bairro. Faz uma análise macro, estuda a renda média dos habitantes, o número de famílias que vivem ali e quais são os concorrentes. É uma boa estratégia, certo? Sim, sem dúvida, mas se parar por aí, você está perdendo um mundo de oportunidades. É como parar de assistir a um filme no meio, bem quando a trama está ficando interessante.

Agora, vamos dar um passo além e fazer uma análise micro. Vamos estudar o perfil e os interesses dos moradores. Será que os moradores do quarteirão A gostam mais de pizza vegetariana? Talvez o pessoal do quarteirão B jante mais tarde? Será que o pessoal do quarteirão C prefere fazer pedidos online e no D as famílias são maiores? Já no quarteirão E, moram apenas idosos?

Essas informações podem parecer pequenas, mas fazem toda a diferença na hora de tomar decisões estratégicas e acertar na mosca!

A imagem mostra os bairros mais homogêneos, importante pra ver o todo e seus limites

E sabe o que é mais legal? Por mais que um bairro pareça homogêneo, o geomarketing sempre mostrará as diferenças. As pessoas são únicas, com idades diferentes, momentos de vida distintos, interesses e comportamentos variados. E é justamente essa diversidade que faz o jogo do marketing ser tão desafiador.

Fazendo a análise micro, é possível direcionar melhor seus produtos e as ações de marketing, customizando as ofertas e a abordagem de acordo com o perfil de cada grupo de moradores. É como se fosse um terno feito sob medida, que se ajusta perfeitamente ao corpo de quem o usa. Afinal, quem não gosta de se sentir especial e perceber que suas necessidades e gostos foram levados em conta?

Por outro lado, a visão macro também é essencial. É ela que dá o panorama geral, permite uma visão ampla do mercado, do contexto socioeconômico, das tendências gerais de consumo. No exemplo da pizzaria, a análise macro pode indicar, que há uma tendência de crescimento no consumo de pizzas vegetarianas na cidade inteira.

Na imagem acima vemos as nuances por quadras, rico em detalhes

Portanto, a visão macro e a visão micro não são opostas, mas complementares. Uma nos dá o olhar do todo, a outra nos permite focar nos detalhes. Juntas, permitem um entendimento completo e abrangente do mercado, dos clientes das melhores estratégias a serem adotadas.

Logo, entender a importância de ir além da visão macro e investir em uma análise micro pelo geomarketing pode ser o segredo para alavancar seu negócio e destacar sua marca. No mundo dos negócios, como na vida, são os detalhes que fazem a diferença. Sejam eles um quarteirão ou mesmo um único cliente, cada elemento conta e tem o potencial para transformar o seu negócio.

Quer saber como usar o geomarketing a favor dos seus negócios?

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