Já falamos sobre isso por aqui, mas não custa repetir: o espaço físico ou território influencia qualquer pessoa e/ou empresa. Para o bem e para o mal.
(Se você perdeu nossa explicação, dá uma olhadinha aqui antes de seguir em frente.)
Isso porque entender como o “onde” se relaciona com suas decisões de negócios vai te ajudar a criar melhores estratégias de defesa e ataque. E o ponto de partida, quando falamos de DNA geográfico, análise geoespacial e geomarketing, é conhecer e entender a sua área de influência.
A área de influência representa a localização de seus consumidores/clientes. Por meio desses mapas conseguimos identificar os espaços que o seu negócio cobre e como ele cobre.
Os espaços que ele não cobre e se vale a pena investir nisso. É possível saber a penetração da sua empresa por rua, quarteirão ou bairro, o quanto você explora bem aquela área e o quanto ainda é possível crescer. Podemos descobrir onde estão seus concorrentes mais próximos e o quanto eles interferem diretamente (ou não) na sua performance de vendas e lucro.
Por consequência, também conseguiremos entender o poder de atração que o seu negócio gera.

Alguns negócios possuem um poder de atração extremamente localizado (uma padaria ou farmácia, por exemplo), enquanto outros podem cobrir uma cidade inteira ou até mesmo várias cidades (shoppings, universidades, atacarejos, etc). Em qual desses, a sua empresa se enquadra?
Normalmente, essa área é classificada em primária, secundária e até terciária. Só pra você ter uma ideia, a primária abrange algo entre 60% e 70% dos seus consumidores/clientes.
Já deu pra entender a importância dela, né?
Imagine, então, se um novo concorrente surge neste espaço e começa a provocar um estrago nos seus resultados? Sem ter esse entendimento espacial, provavelmente você nem saberá se defender de forma eficiente e dirigida, desperdiçará altos recursos (tempo, dinheiro e esforço) e perderá o foco.

Proteger essa área, criar ações específicas para recorrência de compra e traçar o perfil dessas pessoas será extremamente útil para suas estratégias futuras, além de otimizar seus recursos.
E não para por aí. Além de quantificar e distribuir melhor seus consumidores no espaço, é possível usar todos esses dados coletados para recortar um perfil ideal e usá-lo como um espelho para futuras áreas de expansão. Ou seja, entendendo o tamanho e perfil da minha área, é possível escolher precisamente outra muito parecida para ter uma boa performance comercial.
Você sabe qual é a sua área de influência? E sabe quantos concorrentes estão inseridos nela? Sabe quais ruas, quarteirões ou bairros são mais importantes? E como protegê-los? Sabe a quantidade de pessoas com o perfil que te interessa naquele espaço e quantos sua empresa realmente atende?
Quer ajuda para responder estas perguntas, otimizar esforços e aumentar os lucros?