Explore o mundo do geomarketing com a gente

Detalhes que fazem a diferença: da visão macro à micro

Hoje, falaremos da importância de se analisar dados, não apenas em uma escala ampla, mas também no detalhe de um quarteirão. Sabe o ditado “O diabo está nos detalhes”? Pois é, com o sucesso também é assim. Você vai abrir uma pizzaria em um bairro. Faz uma análise macro, estuda a renda média dos habitantes, … Leia mais

Densidade demográfica guia a tomada de decisões

Entenda como as informações do Censo ajudam no planejamento urbano e infraestrutural. No último dia dia 28 de junho, o IBGE apresentou os dados iniciais do Censo 2022, atualizando assim a principal base de dados da população brasileira. Com isso, vários termos e indicadores surgem e ganham destaque. Alguns deles, inclusive, podem gerar dúvidas sobre … Leia mais

O papel do geomarketing na expansão de franquias

Desde a identificação de novos locais até a otimização dos processos de logística, saiba como usar essa ferramenta a seu favor. Na semana em que acontece a ABF Franchising Expo, o maior evento de franquias do Brasil, realizado pela ABF Associação Brasileira de Franchising é oportuno discutir como o geomarketing tem sido imprescindível na forma … Leia mais

Batalha de Titãs: DC vs. Marvel nas telonas

Uma pergunta que não quer calar: no Brasil, a preferência é por DC ou Marvel? Para descobrir a resposta, mergulhamos no Google Trends, exploramos todas as categorias relevantes para ambas as marcas e somamos os resultados.  Nosso objetivo era descobrir quais termos relacionados a DC e Marvel foram mais pesquisados em cada estado ao longo … Leia mais

Entenda como a geografia afeta nosso cotidiano (parte 2)

Respondendo às dúvidas como a geografia afeta as decisões e comportamentos dos consumidores. Em uma tarde de domingo, Ana, uma jovem estudante residente em São Bernardo do Campo, São Paulo, senta-se à mesa da sala de sua casa para decidir qual universidade escolherá para sua graduação. Ela tem várias opções e precisa considerar muitos aspectos, … Leia mais

Entenda como a geografia afeta nosso cotidiano (parte 1)

Recebemos algumas dúvidas sobre como a geografia e o geomarketing afetam diretamente a vida das pessoas no cotidiano pelas cidades e as influenciam em suas escolhas e decisões. Vamos publicar alguns exemplos simples que ilustrem bem essa situação. No caso abaixo, envolve diretamente as decisões de escolhas sobre a compra de um imóvel, considerando alguns … Leia mais

Como escolher a melhor localização para sua clínica

Você administra ou é proprietário de clínicas médicas e/ou odontológicas? Então, confira 3 aplicações do geomarketing para potencializar o seu negócio. Como um poderoso aliado, o geomarketing será extremamente útil para tomar decisões sobre onde abrir novas clínicas, como direcionar as campanhas de marketing e como melhor atender aos pacientes.  1. Seleção da Melhor Localização … Leia mais

Concorrente bom é concorrente distante? (EA – parte 2)

Normalmente, a primeira resposta que vem à mente para esta pergunta é SIM. E esse sim parece ser lógico e natural. Soa quase como uma resposta a um instinto de sobrevivência. O senso comum pode levar a esse pensamento, mas a realidade é mais complexa. Graças ao geomarketing, sabemos que a localização tem um papel … Leia mais

Economia de aglomeração (EA) e seus benefícios (parte 1)

Um dos pontos mais interessantes do geomarketing é a intersecção que ele faz com diversas áreas do conhecimento, como a geografia, a demografia, o marketing, a logística, a economia, entre outras. E hoje vamos falar sobre um conceito já mencionado e que tem um papel importante na economia e nos negócios. A Economia de Aglomeração … Leia mais

A distância e o impacto nos negócios

Já parou pra pensar que toda distância tem um custo? Para pessoas ou empresas. E isso pode estar afetando o seu negócio e você nem se deu conta? Chamamos de custos de transporte. E isso ocorre porque quase todas as atividades humanas são sensíveis à distância. Percorrer qualquer distância entre 2 pontos exigirá tempo, esforço … Leia mais