Já parou pra pensar que toda distância tem um custo? Para pessoas ou empresas. E isso pode estar afetando o seu negócio e você nem se deu conta?
Chamamos de custos de transporte. E isso ocorre porque quase todas as atividades humanas são sensíveis à distância. Percorrer qualquer distância entre 2 pontos exigirá tempo, esforço e recurso. E dependendo da distância, esse custo será menor ou maior e o seu valor estará ligado às necessidades/desejos e contextos.
Existem diferentes formas de custos de transporte, como o transporte de produtos (frete, logística, etc), custos de comunicação (divulgação de campanhas em determinadas praças) e custos de deslocamento das pessoas (consumidores indo atrás de algo), entre outros.
Esses custos não são lineares e são impactados por diversos aspectos.
Em muitos casos, a distância pode vencer o esforço.
Por exemplo, ao escolher entre duas padarias similares próximas de você, onde uma está a 50 metros em uma subida íngreme e a outra está a 80 metros em linha reta, muitas vezes é preferível andar um pouco mais para evitar o esforço da subida.
Deslocar-se por 90 minutos de uma cidade para outra atrás de algo pode ser considerado um tempo aceitável ou um tempo inaceitável?
A resposta é: depende!
Para comprar uma lata de Coca-Cola de 350ml é mais conveniente encontrar um local próximo, mas para adquirir um iPhone novo com 50% desconto, vale a pena percorrer os 90 minutos. No último exemplo, o contexto supera a distância e o recurso empregado (dinheiro do seu deslocamento).
Os custos de transporte também se aplicam às compras online, considerando o preço do frete e o tempo de entrega.
Além disso, a distância acontece também por diferenças socioeconômicas (bairros vizinhos com perfil financeiro completamente opostos), culturais, fronteiras políticas, etc.
Em resumo, as pessoas buscam sempre que possível minimizar os custos de transporte, e as empresas mais próximas se beneficiarão. A proximidade com os consumidores reduz os custos operacionais e aumenta a lucratividade!
Nesse cenário, todos saem ganhando: as empresas alcançam um maior volume de consumidores e os clientes encontram o que desejam por um preço aceitável. Aliás, essa é a maior vantagem das aglomerações urbanas. Poder diluir seus custos operacionais e aumentar a lucratividade.
Por isso, o geomarketing desempenha um papel fundamental na escolha do local para o seu negócio.
Descobrir quantas pessoas estão por perto, o perfil destes consumidores, quais produtos ou serviços têm vocação para ocupar esse espaço, quantos concorrentes estão presentes e, assim, escolher o melhor mix de produtos/serviços, alinhar o preço de forma competitiva e coerente com o entorno e desenvolver estratégias de marketing mais assertivas e direcionadas.
Quer saber mais ou aplicar essas análises no seu atual ou futuro negócio?