Economia de aglomeração (EA) e seus benefícios (parte 1)

Um dos pontos mais interessantes do geomarketing é a intersecção que ele faz com diversas áreas do conhecimento, como a geografia, a demografia, o marketing, a logística, a economia, entre outras.

E hoje vamos falar sobre um conceito já mencionado e que tem um papel importante na economia e nos negócios. A Economia de Aglomeração (EA).

É o fenômeno onde empresas e pessoas se concentram em certas áreas geográficas por várias razões econômicas, resultando em benefícios mútuos e ganho em produtividade. 

Alguns benefícios da aglomeração incluem:

Young man working at a warehouse with boxes

1. Redução dos custos de transporte: Quando empresas se localizam perto umas das outras, os custos de transporte de mercadorias entre elas podem ser significativamente reduzidos. Um fornecedor de peças automotivas que está localizado próximo aos seus clientes pode realizar a entrega com rapidez e a um custo menor.

2. Compartilhamento de recursos: A proximidade das empresas permite o compartilhamento de recursos comuns, como infraestrutura e serviços. Diversos restaurantes em um Campus universitário conseguem compartilhar o espaço, diluir o custo do aluguel e serviços (limpeza, segurança, estacionamento, etc) e ainda assim obter um grande número de consumidores. 

3. Força de trabalho especializada: As áreas de aglomeração atraem trabalhadores com conhecimentos especializados para os negócios presentes. Isso oferece às empresas uma ampla base de talentos para recrutar.

4. Transferência de conhecimento: A proximidade das empresas facilita a transferência de conhecimento e inovação.

5. Redes de negócios: A aglomeração cria uma rede densa de empresas que podem colaborar e competir entre si. Isso pode impulsionar a inovação e a competitividade.

O Vale do Silício se enquadra muito bem nos itens 3, 4 e 5 como exemplo de EA. A concentração de empresas de tecnologia na região resulta em um ambiente competitivo e colaborativo, com uma enorme força de trabalho especializada e redes eficientes de inovação.

6. Investimentos em comunicação: concentração nos investimentos de mídias locais e/ou específicas e que cubram a maior parcela ou totalidade do seu público.

Porém, é importante saber que a EA também apresenta desafios ou problemas. Uma grande concentração de empresas em uma área pode levar ao aumento da concorrência por recursos, o que pode aumentar os custos.

Além disso, a aglomeração pode resultar em externalidades negativas por meio de impactos ambientais, econômicos e sociais, como aumento do tráfego, da poluição, dos preços dos imóveis, etc.

Compreender este fenômeno e como ele impacta o seu negócio é fundamental para ter um bom desenvolvimento nos resultados.

Nos próximos posts falaremos mais sobre esse assunto e como a concorrência pode te impactar na EA.

Quer saber mais como a Economia de Aglomeração impacta seu atual ou futuro negócio?

Deixe um comentário