Localização, localização, localização

Por que o espaço físico é tão importante em nossas vidas, carreiras e negócios?

Porque toda vida social e econômica se realiza sempre em um espaço concreto, ou em um território, que interage com todos os elementos ao seu redor. E isso nos impacta muito mais do que podemos imaginar no dia a dia. 

Tanto as atividades sociais como as empresariais são sempre afetadas pelo seu entorno, e o contrário também acontece.

Imagine um bairro residencial recebendo seu primeiro supermercado. O fluxo das pessoas (a pé ou de carro) provavelmente impactará nas ruas que darão acesso à loja, assim como os hábitos de compra dos moradores próximos, a movimentação de dinheiro no local e até a empregabilidade. Se tudo der certo, o entorno provavelmente manterá a operação desta loja sadia. Caso contrário, ela provavelmente fechará as portas em algum momento.

O supermercado afetará o bairro e os moradores afetarão o supermercado. E isso acontece com todos os negócios!

Mesmo os negócios online sofrem essa influência. Pense bem: ao comprar um produto pelo site de uma empresa, você está em algum lugar físico (casa, trabalho, no transporte, etc) e o produto comprado está alojado em outro lugar. A distância entre vocês provavelmente influenciará no custo ou no tempo de entrega. Até porque, você provavelmente comprará o produto online caso não o encontre próximo de você ou talvez até encontre, mas sem uma oferta ou condição melhor (taí o espaço físico te influenciando novamente).

E essa lógica acontece, justamente porque não seria possível vida econômica sem território, já que nos lugares habitados (bairros, cidades, regiões, etc), encontramos diversas e complexas formas de relações. E dessa ideia, é possível fazer um gancho com a Economia de Aglomeração, mas isso é assunto pra nossa próxima conversa.

No momento, tenha em mente que o espaço geográfico (assim como o tempo) é um fator-chave para explicar os comportamentos e acontecimentos humanos, assim como nossas decisões econômicas. E justamente por isso o “onde” torna-se fundamental nas análises das empresas já existentes e dos futuros empreendimentos.

Conhecendo melhor esse contexto e compreendendo que o seu negócio depende e interage com o entorno e vice-versa, fica mais simples perceber a importância que a análise geoespacial pode ter para a sua empresa.

Você realmente conhece a sua região/área? Quer saber como o geomarketing pode te beneficiar em performance, ações, mix de produtos/serviços, marketing e lucro? 

1 comentário em “Localização, localização, localização”

Deixe um comentário