Alguma vez você já parou para pensar que, assim como o bater das asas de uma borboleta pode desencadear um tornado do outro lado do mundo, as ações de um negócio podem ter impactos bem mais amplos do que imaginamos?
Vamos falar de um conceito que trata sobre isso: as externalidades.
Externalidades: o que são e por que importam?
As externalidades são como as pegadas que deixamos ou os ecos das nossas ações no mundo dos negócios. Elas podem ser:
Positivas: Quando o seu negócio deixa o mundo um pouco mais feliz. É como se você desse uma festa e os vizinhos também se divertissem, mesmo sem ter sido convidados.
Negativas: Quando, bom… a festa fica barulhenta demais e você incomoda os vizinhos que não conseguem dormir.
Mas o que isso tem a ver com o seu negócio? TUDO!
As externalidades afetam a imagem da sua empresa, a relação com a comunidade e o entorno e até mesmo seus lucros. E aí vem o detalhe: muitas vezes, nós geramos essas externalidades sem nem perceber, como por exemplo:
A Cafeteria na Avenida Comercial:
Imagine você abrindo uma cafeteria na principal avenida da cidade. Além de servir cafés deliciosos, você acaba tornando a avenida mais atrativa. Mais pessoas passeando, outros negócios se beneficiando do movimento. Demais, não é? Isso é uma externalidade positiva. Mas e se essa movimentação trouxer trânsito e tornar a região caótica? Um aumento de lixo nas ruas, já que algumas pessoas, infelizmente jogarão seus copos de café na calçada? Aí temos a externalidade negativa.
A Escolinha Infantil em um Bairro Residencial
Que maravilha é ter um lugar seguro e educativo para deixar os pequenos enquanto trabalha, não é? Para muitos pais, isso é um alívio e gera uma externalidade positiva. No entanto, os momentos de entrada e saída das crianças podem gerar um trânsito pesado, sem contar naquela algazarra boa que a criançada faz e que pode incomodar quem busca sossego. Outra uma externalidade negativa.
Os negócios são como pedras jogadas em um lago: eles criam ondulações. Algumas são boas, outras nem tanto. O importante é estar ciente das marcas que a sua empresa deixa por onde passa. Afinal, nesse mundo corporativo interconectado, uma ação aqui pode repercutir lá do outro lado. Por isso, escolher e entender bem o local do seu empreendimento fará uma boa diferença nos impactos, potencializando os positivos e diminuindo os negativos .
E você, já parou para pensar nas ondulações que a sua empresa cria?